Coronel Vivida deu mais um passo importante rumo à sustentabilidade. Foi inaugurada, nesta quinta-feira (23), a Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) — um espaço moderno que simboliza respeito ao meio ambiente, inclusão social e valorização do trabalho dos catadores.
O projeto é resultado da parceria entre o Município de Coronel Vivida, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, o Consórcio CISPAR, e o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec PTI-BR.
Durante a cerimônia, estiveram presentes Fiorinda Pezzatto, representando o Diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni; Zuleide Maccari, Assessora Geral do Diretor-Presidente da Itaipu; a Deputada Estadual Luciana Rafain; os vereadores Tássia Castelli, Lisete Engelmann e Willian De Liberalli; o Diretor de Licitações do Consórcio CISPAR, Heytor Viana; a Secretária de Meio Ambiente, Alice Lusco Salvi; e Adão Teles da Rocha, representando a Associação de Catadores Vividenses (ACV).
Na ocasião, foram entregues à ACV equipamentos e estruturas que fortalecem a coleta seletiva no município:
caminhão baú
esteiras de elevação e triagem
prensa vertical
balança digital
empilhadeira
sacos de ráfia para todos os domicílios
kits de uniformes para os catadores associados
O investimento total supera R$ 1,5 milhão, destinado a melhorar as condições de trabalho dos 12 catadores que integram a associação, que agora iniciam uma nova etapa de valorização e profissionalização do seu trabalho.
Com a nova unidade, o município consolida um modelo de economia circular, que transforma resíduos em oportunidade, renda e desenvolvimento sustentável.
Coronel Vivida — Cuidar do meio ambiente é cuidar do futuro.
Coronel Vivida, Uma Cidade Para Todos!
