No dia 7 de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente foi acionada após a informação de que um animal silvestre havia sido atropelado na BR158. A carcaça foi recolhida, após cuidados para preservação realizados pela veterinária Santa Clara, foi coletada pelo Instituto Água e Terra (IAT), que enviará o animal para o IFPR, onde passará por taxidermia e será exposto para fins educativos.
A princípio, surgiram especulações na mídia sobre a possibilidade de ser uma jaguatirica, mas após a análise realizada pelo veterinário responsável pelo acondicionamento e confirmação do IAT, ficou claro que o animal em questão é um gato-maracajá (Leopardus wiedii).
Infelizmente, a perda da vida do animal é um reflexo dos inúmeros desafios enfrentados pela fauna silvestre, contudo, animais que preservam sua carcaça de forma íntegra podem ser encaminhados para instituições de ensino e projetos de educação ambiental, contribuindo para o conhecimento científico e conscientização sobre a importância da preservação de nossas espécies.
A destinação do animal é feita pelo IAT, que em parceria com o ICMBio, garante que esses animais sejam tratados de forma ética e educativa, promovendo ações para preservar nossa biodiversidade e sensibilizar a população sobre a importância da proteção da fauna.
Essa ação reforça nosso compromisso com a fauna local e a educação ambiental. Através dessas iniciativas, buscamos sensibilizar a população e incentivar ações que resultem em um futuro mais sustentável para o nosso planeta.
Fique atento! Cuide do meio ambiente! Cada pequena atitude conta para garantir um futuro mais sustentável.
Coronel Vivida, uma cidade para todos!
