Na manhã desta quinta-feira, 7 de agosto, uma reunião entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. O assunto: tratar dos incêndios em vegetações que costumeiramente acontecem nesse período do ano em Coronel Vivida.
As queimadas provocam graves impactos ambientais, dentre eles:
- Destruição da vegetação nativa e redução da biodiversidade;
- Emissão de gases poluentes que contribuem para a mudança climática;
- Contaminação do solo e água, que afeta diretamente ecossistemas e a agricultura;
- Riscos à Saúde humana devido à fumaça e poluição do ar;
As orientações à população são as seguintes:
- Reforçar a importância da manutenção regular dos terrenos, o que conforme legislação Municipal (Lei Complementar n.º 053/2019, art.124, p. ún.) é de responsabilidade do proprietário, correndo por sua conta despesas necessárias para mantê-lo.
- Responsabilidade do proprietário: caso o responsável direto pelo incêndio não esteja presente ou não possa ser identificado, é do proprietário a responsabilidade, portanto, é de seu interesse tomar medidas de prevenção a fim de evitar a incidência de incêndios;
- Proibição de queimadas, sujeito à multa;
O Corpo de Bombeiros atua em combate aos incêndios detectados e registra cada ocorrência – restando alinhado que após o registro, haverá o encaminhamento da demanda à Secretaria de Meio Ambiente, que disponibiliza as informações ao IAT.
O atendimento não exime a responsabilidade do causador se possível a identificação imediata, ou do proprietário, pela omissão da tomada de medidas preventivas em situações de incêndio.
Mantenha terrenos limpos e organizados e evite qualquer tipo de queimada. Em caso de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Siga as orientações das autoridades ambientais e de segurança.
